Colégio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro em Saquarema, litoral norte fluminense. Criado em 21 de maio de 1930, tem 7 salas de aula e 4 banheiros, biblioteca, laboratório de informática multimídia, cozinha, refeitório, quadra coberta, secretaria, sala dos professores e direção; 38 professores, diretor geral Antônio Carlos Lopes da Costa, diretora adjunta Raquel César Lopes e 16 outros profissionais que se doam para que o colégio ofereça uma educação de qualidade.
terça-feira, 10 de julho de 2012
CERA NO SITE DA SEEDUC
C.E. Rio de Areia realiza festa junina com inclusão 29/06/12
Por Tatiana Salgado - Seeduc/RJ
Para celebrar as tradicionais festas de São João, o Colégio Estadual Rio de Areia, em Saquarema, realizou, no dia 15 de junho, sua festa junina, com direito a quitutes típicos do período e quadrilha, que este ano veio com um diferencial mais que especial: a inclusão.
A festa teve uma novidade que gerou satisfação em toda a comunidade escolar. A aluna cadeirante da 1ª série do Ensino Médio Regular, Mayara Correa de Souza, participou, pela primeira vez, de uma quadrilha e foi a sensação do evento.
- Todos nós ficamos muito emocionados em ver o desempenho da Mayara, bem como o zelo, o carinho e a atenção dos demais alunos com ela. Promover a inclusão é uma conquista diária que faz com que a gente cresça cada vez mais – ressaltou a diretora-adjunta, Raquel Cesar Lopes.
Durante a organização da quadrilha, a aluna foi convidada pela professora de Língua Portuguesa e Ensino Religioso, Rita Cazagrande, a participar da dança e, aceitou o convite. As docentes Bárbara Batista dos Santos, de Matemática e Física; Marialva de Melo Santos, de História; e Lílian de Cássia Pereira da Costa, coordenadora do 1º turno, se empenharam para ajudar a jovem durante os ensaios.
- Além de tudo, os demais alunos se mostraram muito receptivos e satisfeitos em tê-la na quadrilha. O par da Mayara foi o aluno Marco Aurélio Santos Cordeiro, da turma 3000, que durante todo o tempo manteve um cuidado especial com ela – contou Raquel.
Integração e acessibilidade
Segundo o diretor geral, Antônio Carlos Lopes da Costa, Mayara está sempre integrada em todas as atividades que acontecem dentro e fora da escola.
- Pelos corredores do colégio, na hora do recreio, nas horas de descanso mental na biblioteca, no campeonato de xadrez, nas salas de aula e até na visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ela está sempre presente – contou.
A aluna que já vinha há algum tempo procurando uma escola que oferecesse condições físicas de acessibilidade, encontrou, no início deste ano, no C.E. Rio de Areia, a possibilidade de estudar em um ambiente adaptado e interagir com toda a comunidade escolar sem qualquer dificuldade.
- Passamos por uma reforma que incluía acessibilidade e, por isso, a Mayara pode desfrutar do ambiente escolar assim como os outros alunos. Estamos nos aprimorando, mas o básico para que ela se locomova e interaja já existe – contou a diretora-adjunta.
A proposta de inclusão tem tido avanços consideráveis. No entanto, para que essas mudanças sejam significativas, é necessário que haja esforço coletivo e que todos compreendam que sociedade inclusiva é aquela que oferece oportunidade a todos.
- Aqui no nosso colégio a história dessa aluna mudou consideravelmente. Alunos, professores e funcionários receberam a Mayara muito bem e disponibilizaram total atenção a esta nova integrante – contou o diretor geral.
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=9575
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário